"O PAI DOS FESTIVAIS"
Em virtude da sua localização privilegiada, no coração da lezíria ribatejana, uma paisagem cultural associada ao vale do Rio Tejo, em Santarém a agricultura desenvolveu-se ao longo dos séculos, sendo esta globalmente conhecida pela sua fertilidade. Em 1981, um grupo diversificado de agentes culturais promoveu com o apoio do Município de Santarém, o primeiro Festival Nacional
de Gastronomia de Santarém, o qual procurou promover a gastronomia tradicional regional portuguesa e fomentar a oferta turística qualificada no interior do país. A Santarém acorreram os melhores restaurantes e tasquinhas de cada região, escolhendo nos seus cardápios as especialidades tradicionais regionais, muitas vezes em concursos e iniciativas locais e regionais. O sucesso foi replicado, originando diferentes Festivais, garantindo ao certame o epíteto de “Pai dos Festivais Gastronómicos Portugueses", mantendo-se como o evento gastronómico de maior representatividade, procurando associar a defesa da tradição aos desafios da modernidade. Desenvolveram-se vários tipos de dinâmicas nacionais e internacionais, tendo o festival garantido a presença de todas as regiões do país ao longo do tempo, de vários países lusófonos e europeus, numa oferta qualificada e diversificada. O Festival teve um papel fundamental na preservação do Património Gastronómico Português, oficialmente reconhecido como património cultural imaterial, no ano 2000, numa cerimónia na 20.ª edição. Esta dinâmica esteve correlacionada com congressos académicos e profissionais, com a formação profissional e com o movimento de confrarias enogastronómicas portuguesas (agremiações de gastrónomos e de entusiastas). Várias vezes premiado, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém é uma marca consagrada junto de especialistas e de amantes da boa mesa que apresenta programas diversificados, celebrando e promovendo a Gastronomia Portuguesa como fator de desenvolvimento sustentável. Este certame apresenta-se como partilha de excelência e de experiência, numa montra dos sabores regionais.