A fundação do Clube de Sargentos da Base Aérea nº 4 iniciou-se em 1946, ano em que os Ingleses deixaram as Lajes, e, consequentemente os portugueses ocuparam as suas instalações. Assim, o primeiro imóvel vai ficar situado no Quartel da Navy ao qual as Forças Portuguesas passarão a chamar Quartel de Santa Rita, instalando-se o Clube de Sargentos no sítio onde ficava a messe dos ingleses, edifícios
que estes designavam por Nissans. Os referidos Nissans eram um conjunto de barracas de grandes dimensões, de acesso interno entre todas elas, de aspecto e conservação excelente, de grande conforto dispondo de um magnifico Bar, Salão de festas, messe para Sargentos e Cabos Especialistas, salas de jogos e uma ampla esplanada onde se realizavam muitas verbenas e se viveram, durante muitos anos, as tradicionais festas de S. Pedro pelo pessoal da Unidade e inúmeros naturais da Ilha Terceira, que sempre conviveram connosco com grande amizade, respeito e consideração. Com o passar dos anos, as velhas instalações vão-se degradando e por volta de 1974 um grupo de Sargentos começa a envidar esforços com o apoio do Comando da B.A.4, no sentido de se construir um novo Clube. Depois de várias ideias resolvem construir o novo Clube nas traseiras da Capela de Nossa Senhora do Ar, utilizando como estrutura de suporte de apoio do edifício, uns hangares deixados em S. Maria pelos Americanos. Surgem assim as novas instalações do Clube de Sargentos da Base Aérea Nº4 inauguradas em 12 de Junho de 1979 pelo então Chefe do Estado Maior da Força Aérea General Lemos Ferreira. Até aos dias de hoje, inúmeras actividades culturais, recreativas e desportivas têm sido realizadas pelas sucessivas Direcções que anualmente são eleitas, contribuindo para o bom nome da Força Aérea Portuguesa e da Classe de Sargentos.