La Salle de Bains Saboaria Natural e Artesanal

La Salle de Bains Saboaria Natural e Artesanal No inverno minha pele ressecava, coçava muito e chegava até a rachar e sangrar. E se houvesse uma maneira de não ressecar a pele, em primeiro lugar?

Produtos cosméticos, medicinais com ervas cultivadas e desidratadas por mim, e matéria prima de qualidade de fornecedores confiáveis e comercializadas por valores justos para quem produz e para quem compra. A HISTÓRIA DA LA SALLE DE BAINS

Minha história com a La Salle de Bains passa pela minha relação com hidratantes e sabonetes e que começa lá atrás, quando eu ainda era criança. Para resolver o

problema, os cremes comuns não funcionavam, e eu acabava usando cremes feitos em farmácia de manipulação, com receita médica. Em 2002, aos 22 anos, eu percebi que uma parte do ressecamento era causado pelos sabonetes: após o banho minha pele sofria mais. Ou seja, o sabonete ressecava minha pele e eu usava cremes caríssimos para re-hidratá-la. Li um rótulo de sabonete comercial (desses que compramos no supermercado), com todos os ingredientes, e pensei que deveria haver uma maneira de fazer um sabonete mais ‘natural’ e que ressecasse menos a pele. Eu lembrava vagamente da minha avó produzindo sabão, quando eu era criança, falando de ervas, aquele cheiro emanando da cozinha. Com essa premissa, comecei minhas pesquisas, buscando descobrir como era feito o sabonete no passado. Descobri a história do sabonete: uma mistura de sebo com cinzas, as cinzas viravam soda e com o sebo, transformava-se em sabão! Nesse processo, acabei descobrindo o Cold Process, que é um processo de manufatura artesanal de sabonetes pela mistura de óleos com um produto alcalino. Esses sabonetes não retiram os óleos que protegem a pele, portanto, não ressecam. Depois que fiz o primeiro, nunca mais olhei para trás. Faz 15 anos que uso sabonetes artesanais meus (ou os que ganho de presente). Quando comecei a presentar os amigos com esses sabonetes, começaram a surgir os pedidos para comercialização, resolvi abrir a La Salle de Bains, por onde comecei a comercializar meus produtos (sabonetes e sais de banho). Isso foi em 2004. Uau, faz tempo! Escolhi o nome, La Salle de Bains, porque achei ao mesmo tempo engraçado e poético. Ao pé da letra seria ‘A Sala de Banho’, em francês, mas literalmente é O Banheiro. Bom, é no chuveiro, na banheira, no pós banho que acontece essa mágica de usar produtos que sejam delicados, cheios de qualidade e que não danificam a pele. Mantive essa pequena produção desde então, em paralelo com minhas outras atividades (fotografia, jornalismo, viagens), mas alguns poucos anos atrás, depois que minha filha nasceu, comecei a pesquisar sobre outros produtos que poderia produzir para nossa família, em busca, principalmente, de utilizar produtos de grande qualidade, sem o custo exagerado que esses produtos costumam ter no mercado. Ou o que acho pior, produtos que tenham grande custo e prometem uma qualidade que não entregam, utilizando-se em suas fórmulas dos mesmos ingredientes que agridem peles mais sensíveis. Em 2014, resolvi aprofundar meus conhecimentos de ervas medicinais e fiz um estágio com uma herbalista estadunidense (Robin Rose Bennet). Passei, então, a produzir sabonetes, cremes, bálsamos, escalda-pés com o viés do alívio de alguns sintomas e aceleração na recuperação de outros, com a utilização de ervas medicinais nas minhas fórmulas. No fim de 2015, mudei-me com minha família para a Serra da Mantiqueira e passei a plantar alguns dos ingredientes que utilizo nas minhas formulações e a utilizar, sempre que possível, matéria prima produzida localmente e orgânica, possibilitando assim um produto final dentro dos princípios do comércio justo. Hoje em dia, não produzo só sabonetes em barra, mas também outros produtos feitos igualmente com produtos sem processamento ou com o mínimo de processamento possível. Sigo pesquisando, estudando e criando. Você pode comprar meus produtos através da internet, pessoalmente em Santo Antônio do Pinhal e em feiras das quais venho participando, pelo estado de São Paulo.

29/01/2018

Nas últimas semanas tenho realizado um sonho antigo: iniciamos o processo de levar as mudas que cultivei em vasos, em casa, nos últimos 2 anos e meio para nosso terreno e começamos a plantá-las no solo, com composto orgânico que nós mesmos produzimos. Ainda não tirei fotos porque ao fim de cada dia, sobram mãos sujas de terra e muito cansaço.

Foram para o solo as mudas de Sabugueiro, Pitanga, Cereja do Rio Grande, Manga, Limão Siciliano, Manacá de Cheiro, Ginkgo Biloba, Mirtilo, Figo, Gengibre, Araruta, Cúrcuma, Batata Yacon, Jasmim Estrela, Amora Preta, Ora-Pro-Nóbis, Jasmim Amarelo, Boldão, Milefólio, Quebra Demanda, Guaco, Cará, S**o de Velho, Grama Amendoim, Marias Sem Vergonha, entre outras...

Postarei fotos nos próximos dias!

17/12/2017

Feira de SAP! Comunidade, gente, é coisa boa da vida da gente!!

MamboMix!
03/12/2017

MamboMix!

Feirinha MamboMix - Ulabiná.Tá tendo.
03/12/2017

Feirinha MamboMix - Ulabiná.

Tá tendo.

Cada "cobrinha" dessa de algodão e estampa maravilhosa, tem sálvia, pétalas de rosas, camomila, calêndula, avena sativa,...
01/12/2017

Cada "cobrinha" dessa de algodão e estampa maravilhosa, tem sálvia, pétalas de rosas, camomila, calêndula, avena sativa, canela e óleo essencial de lavanda. Feito com muito muito amor e cuidado pra aquecer, colocar nos ombros e relaxaaaaar....

Uns anos atrás, fui morar num apartamento e comecei a cuidar de algumas suculentas numa pequena varanda. Foi assim que m...
10/11/2017

Uns anos atrás, fui morar num apartamento e comecei a cuidar de algumas suculentas numa pequena varanda. Foi assim que me apaixonei pelas plantas e pelo cuidado com elas.

Muitas moradias depois, e aqui em Santo Antonio do Pinhal, tenho um grande jardim, com muitas mudas, algumas plantadas através de sementes ou rizomas, outras são mudas que comprei ou ganhei.

Acho muito emocionante ver as plantinhas aparecendo, novinhas, vingando, e transformando-se. Algumas dão frutos já: mirtilos, framboesas, morangos... Outras são medicinais, muitas são as duas coisas: alimento e remédio. E todas são maravilhosas!

Simplesmente amo o jardim. É para lá que vou quando estou estressada.

O mais legal é que recentemente, comecei a usar algumas das plantas medicinais que tenho aqui para produzir muitos dos meus cosméticos. Sinto orgulho disso, das plantinhas que eram sementinhas e hoje estão enormes e dando flores e gerando frutos também no sentido figurado, dos produtos que faço.

Os pézinhos de Sabugueiro (sambucus nigra), eram tão pequenos quando os trouxe, que os plantei todos num mesmo vaso. Mas esse vaso ficou pequeno para as plantas e hoje fui transplantá-las para um vaso maior: precisei quebrar o vaso, já que as raízes estavam presas demais e fiquei com medo de danificá-las no transplante. Vão-se os vasos, ficam-se as plantas...

Torcendo para vingarem, crescerem um pouco e estarem bem fortes daqui uns meses, quando elas forem para sua nova morada: o terreno que compramos aqui e que estamos recuperando.

Aqui na foto, os sabugueiros estão no vaso grande, do lado esquerdo das rosas.

Feirinha em Santo Antônio do Pinhal - 3/11/2017 (sábado)
04/11/2017

Feirinha em Santo Antônio do Pinhal - 3/11/2017 (sábado)

Amanhã tem feirinha aqui em Santo Antônio do Pinhal e nós vamos estar lá com os produtos da La Salle de Bains! Yay!
03/11/2017

Amanhã tem feirinha aqui em Santo Antônio do Pinhal e nós vamos estar lá com os produtos da La Salle de Bains! Yay!

Endereço

Santo Antônio Do Pinhal, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando La Salle de Bains Saboaria Natural e Artesanal posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para La Salle de Bains Saboaria Natural e Artesanal:

Compartilhar