Pelo Menos Uma Vez Por Mês

Pelo Menos Uma Vez Por Mês Nasceu no Berço do Bixiga, cresceu numa roda de amigos,existe pelo samba, para samba e com o samba!Acontece sempre no primeiro domingo de cada mês.

A roda é coordenada por Claudionor Duarte, Danilo Oliveira e Mara Rita Oriolo
Mara e No eram dois colegas de trabalho que adoravam conversar sobre música, em especial sobre samba e sempre compartilhavam seus repertórios. Além de ouvir, eles também gostavam de tocar: não eram profissionais no assunto, mas não precisavam muito para fazer uma batucada. Em fevereiro de 2010, No,

aniversariante do mês, marcou sua festa no Bar Lua Nova Novo no bairro do Bixiga, que tinha acabado de ser reinaugurado e sob nova direção, e avisou todos os amigos para levarem seus instrumentos, pois rolaria uma improvisação musical. Mara foi ao seu aniversário e levou seu pandeiro e sua voz e, junto com outros colegas fizeram uma roda de samba e relembraram grandes compositores. Mara, empolgada com este encontro e com o local, marcou seu aniversário no mês seguinte com a mesma proposta: comemorar cantando e tocando. Após estas festas, No e Mara decidiram fazer estes encontros no bar de forma espontânea e convidaram seus amigos para o mês seguinte. Apareceram pra roda pessoas que tocavam e cantavam profissionalmente, bem como pessoas que gostavam de tocar mas não eram profissionais no assunto. Dentre os presentes estavam: Ligia Moreli, cantora e flautista; Renata Versolato, cantora e produtora; João Paulo Gonçalves, guitarrista e Léo Versolato, músico. O encontro foi avaliado positivamente e o próximo, marcado para o mês seguinte, maio de 2010. Desta forma, a dupla se propôs a se encontrar pelo menos 1 vez ao mês, para relaxar e curtir e fazer um som. Como a proposta era um encontro mensal, seguindo a sugestão de uma amiga comum (Kelly Adriano Oliveira), o nome do encontro ficaria como PELO MENOS 1 VEZ POR MÊS. E Kelly passou a ser a madrinha do samba! Como o encontro foi batizado, No e Mara também se propuseram a fazer um flyer de divulgação do mesmo. O primeiro flyer foi produzido no mês de maio de 2010 por Mara e seu amigo designer e fotográfo, Cassiano Cordeiro. Para proporcionar que outros também participassem da brincadeira, a dupla passou a convidar outros amigos para produzirem o material de divulgação e dessa forma, e a cada mês, um amigo era chamado para fazer o flyer. Os primeiros encontros tiveram uma grande participação de pessoas que cantavam e/ou tocavam percussão, mas quase não apareciam músicos de harmonia; os que mais compareciam eram Léo Versolato, Lucas Lolli e o João Gonçalves e isto comprometia um pouco o encontro. Os primeiros encontros aconteceram durante a semana, mas logo a proposta se estabeleceu num dia específico e bom para a dupla: a segunda-feira, que era o seu dia de folga. Aos poucos a roda foi tomando corpo e muitos amigos e colegas de trabalho da dupla passaram a comparecer assiduamente ao encontro como o Danilo Oliveira que virou nosso grande parceiro e é o Diretor da Roda. No entanto, por conta da agenda do bar, foi solicitado que o evento fosse transferido para outro dia, pois na segunda-feira não seria mais possível sua realização. Então, foi escolhido o domingo. Depois de um tempo, No e Mara acharam ser mais interessante determinar de forma mais específica este encontro e estabeleceu-se o primeiro domingo de cada mês para sua realização. A mudança para o domingo fez com que aumentasse o número de pessoas, tanto para tocar na roda quanto para curtir o som e o bar. Hoje a participação no evento é enorme, principalmente para se apresentar na roda, com uma circulação de 200 pessoas ao mês. Por conta do grande número de pessoas, a roda teve se aprimorar e se organizar melhor para contemplar todos que querem tocar e cantar. Desde o início de 2011, Mara tem estimulado as pessoas a não só cantarem e tocarem sambas de grandes compositores, como também de apresentarem as próprias composições. A roda passou a ser um encontro de grande importância para as pessoas que participam e que fazem do seu momento de apresentação, um momento de protagonismo frente uma sociedade que nos torna cada vez mais invisíveis e passivos. Apesar de não ter a característica de espetáculo, a roda acontece em volta de uma mesa, que é colocada sob o palco do bar, no intuito de liberar espaço para a grande quantidade de pessoas que comparece. Como o número de pessoas é muito grande, se amplifica as vozes e os instrumentos harmônicos, para que todos se ouçam, mas os instrumentos percussivos são tocados acusticamente. Logo após o aniversário de 2 anos do evento, o Bar Lua Nova fechou e o Pelo Menos teve que buscar um novo espaço...Passou pelo Bar Quintal na Vila Madalena, pelo CDC na Lapa coordenado por nosso parceiro de roda Cacá, pelo Aero Beer a convite do nosso amigo Daniel Pugin e pelo Bar Lamparina no Baixo Augusta. Depois de itinerar um pouco, resolvemos procurar um local mais central e graças ao nosso outro parceiro André Belizário, conhecemos o diretor Paulo Faria da Cia Teatral Pessoal do Faroeste e fomos muito bem acolhidos por este local de resistência cultural a partir de fevereiro de 2014, permanecendo lá até agosto de 2015. Havia uma necessidade da Companhia Teatral retomar suas apresentações aos domingos e acabamos encerrando nossa ocupação por lá...
Então, fomos convidados por um antigo amigo do samba que nos salvou uma vez no Bixiga...estávamos pensando em desistir por conta das ausências de músicos da harmonia. O convite veio pelo grande música Kico Nogueira, para fazermos nossa roda em seu bar, o Maracangalha, no Bom Retiro. Começamos o samba lá em novembro de 2015 e seguimos neste espaço até novembro de 2016. Após um ano no local e com nosso parceiro passando o bar para outro proprietário, optamos por buscar outro lugar. O sonho do Pelo Menos era uma dia poder voltar ao Bixiga, seu bairro de origem. Como Mara freqüentava o Bar Al Janiah na Rua Álvaro de Carvalho – um bar palestino com uma proposta muito bacana – e descobriu que ele se mudaria para o Bixiga em janeiro de 2017, pensou em tentar conversar com o dono Hasan Zarif. Para alegria de todos, o Hasan gostou da ideia de nos receber e estamos felizes de retornar ao Bixiga de Adoniram. A partir de fevereiro de 2017 estamos nesta casa que muito amorosamente nos recebe à Rua Rui Barbosa, 269. Em maio deste ano, no dia 07, nós completaremos 7 anos e estamos gravando os sambas autorais de compositores e amantes do samba para apresentar na festa de aniversário! E que venham mais 7 anos!

Siga Nanny no Instagram! Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1E4B2ZXhqgTkih?si=bf31651d531b447eSh...
22/02/2024

Siga Nanny no Instagram!
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1E4B2ZXhqgTkih?si=bf31651d531b447e

Show Nanny canta Elza
gravado no Sesc Thermas Prudente - 26 Jan 24
Show homenagem Elza Soares

Musica I Lata d´água I Candeias Junior

Nanny Soul I voz
Cloves de Paula I bateria
Tércio Guimarães I sax & flauta
Lucas Rogério I contrabaixo
Christiano Stuginski I teclado

captação & edição de video I Gustavo Castellon
fotos I Maila Alves
audio & luz I Sesc Thermas

SoulProduc Soulproduc

Siga Nanny no Instagram! ://www.instagram.com/nannysoul/Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7Ch0E5oddfJeprkufEg1zb?si=itx...

E Maio chegou e com ele nosso Pelo Menos! Bora!13 anos de samba13 anos de resistência 13 lindos anosGratidão Aljaniah!Gr...
06/05/2023

E Maio chegou e com ele nosso Pelo Menos! Bora!

13 anos de samba
13 anos de resistência
13 lindos anos

Gratidão Aljaniah!
Gratidão Danilo pelas artes!
A Tods que fizeram parte da nossa vida e história, gratidão!

Este belíssimo flyer é para lembrar que amanhã tem samba!!!Sim, abril chegou e para começarmos o novo mês daquele jeito,...
01/04/2023

Este belíssimo flyer é para lembrar que amanhã tem samba!!!

Sim, abril chegou e para começarmos o novo mês daquele jeito, naquela energia, naquele axé todo nosso!

Só vem, só vamos!
Pelo menos uma vez lá na nossa casa!
Al Janiah

Flyer:

E você está pensando que não vai ter sambaaaaa???!!Ahhhh! Mas tem simmmmm!Amanhã, no  e queremos você lá!!
05/03/2023

E você está pensando que não vai ter sambaaaaa???!!
Ahhhh! Mas tem simmmmm!

Amanhã, no e queremos você lá!!

03/06/2022
01/12/2021

Amanhã estreia do nosso documentario de 10 anos de Pelo Menos uma Vez, dia do Samba, nosso dia!

Quantas saudades de vocês, do nosso tempo juntos!!
Vai segurando com este teaser que amanhã tem ele completo!

Gratidão Gustavo Égus pelo seu olhar cuidadoso, entrevistas e edição!

Muuito bom dia a Todes!!Com muito carinho, suor e alegria conseguimos colocar no ar nosso disco e também um documentário...
01/12/2021

Muuito bom dia a Todes!!

Com muito carinho, suor e alegria conseguimos colocar no ar nosso disco e também um documentário com as captações de algumas gravações, entrevistas e registros da nossa roda de samba!

Agradecemos especialmente ao Rodrigo Dias que nesta reta final conseguiu fazer os registros das músicas, músicos, compositores e acordos com a editora Tratore.

Ao Gustavo pela edição do documentário, entrevistas e cuidado em contar nossa historia.

Agradecemos aos compositores por perpetuar conosco suas canções em nossa casa: o Pelo Menos uma Vez.

Aos instrumentistas que deixam suas marcas, criatividade e disponibilidade para somar, fazer parte, gratidão por todos estes anos conosco.

Ao pessoal da Somos, Nicholas, Nobru, vocês foram essenciais neste processo! Gratidão!

O disco já está nas plataformas Spotify, Itunes e Youtube e vamos oficializar o lançamento do documentário dia 02 de Dezembro, uma importante data, dia do Samba!

Criamos uma nova página no Instagram (infelizmente perdemos a anterior) que vamos subir alguns stories, reels com a previa do disco.

Sigam, compartilhem e esperamos de todo coração que gostem do que preparamos!

Links para o Disco:

iTunes
http://itunes.apple.com/us/album/id1593966484

Spotify
http://open.spotify.com/album/3B1OQE4hTvq21J5r51vUyC

Youtube - Audio do disco
https://youtu.be/rgGA93hJLNk

Album · 2021 · 10 Songs

05/09/2020

QueridesEstamos com muita saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
05/09/2020

Querides
Estamos com muita saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Somos a Cia Pessoal do Faroeste e estamos recorrendo a toda sociedade e classe artística que pensa que arte vai além de seu ofício e

10/05/2020

Em comemoração aos 10 anos do nosso primeiro encontro, o Pelo Menos Uma Vez Por Mês vem dar esse recado, dizer que todos estamos com saudade de uma boa roda de samba.

Esperanças Perdidas (Délcio de Carvalho)

Claudionor - surdo / pandeiro (áudio)
Danilo Oliveira - repique de mão
Fabio Bello - viola caipira e voz
Flávia Prando - violão 6 cordas
Henrique Oliveira - rebolo
Kaká - cuíca
Lucas Tokumoto - violão 7 cordas
Mara Oriolo - voz
Zito - cavaquinho

Endereço

São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Pelo Menos Uma Vez Por Mês posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria