19/12/2022
É meus amigos, a Copa do Mundo acabou! o Brasil ficou de fora da festa mais uma vez, e para piorar a Argentina foi Campeã 😂
A Copa pode ter acabado, mas o que não muda é a paixão dos Brasileiros pela nossa e única Caipirinha, esse título ninguém pode tomar da gente 😂
CURIOSIDADES SOBRE O NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO.
Segundo aponta o historiador Luís da Câmara Cascudo, a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo, durante o século XIX, como um drinque local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região.
Vamos começar pela versão popular a qual diz que a bebida foi criada inicialmente como remédio e teria sido inventada pelo fazendeiro Paulo Vieira na cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, em 1918. Nesta época, quando alguns dos trabalhadores dele adoeceram por conta de um surto de gripe espanhola, ele teria feito uma mistura mistura com limão, alho e mel, no entanto, ao invés do álcool que era muito utilizado para acelerar o efeito terapêutico, ele teria colocado a cachaça que também era muito utilizada. “Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida, para espantar o calor”, explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça)
Uma das versões para o nome da bebida diz que, vinda de Piracicaba, quando chegou ao porto de Santos, ela recebeu o apelido de “caipirinha” devido sua origem interiorana, ou seja, caipira. Outra versão diz que o nome faz alusão as pessoas que bebiam o drink originalmente, que eram os caipiras vindos do interior.
É meus amigos! Coquetelaria tmb é cultura hahaha!