A Associação Corinthianos de Tchapa e Cruz - ACTC, atual Embaixada de Cuiabá da República Popular do Corinthians, surgiu da paixão de seus fundadores que alimentaram seu sonho e começaram a espalhar esta semente para diversos corinthianos, também apaixonados, que se juntaram para construir a maior e mais unida torcida organizada do estado de Mato Grosso. A ACTC-MT é formada por torcedores dos mais
variados segmentos da nossa sociedade e foi fundada em janeiro de 2005. Apesar da grande admiração que sempre tivemos pelas imensas torcidas organizadas do glorioso Timão, decidimos criar algo regional sem fazer alusão aos irmãos famosos como a Gaviões da Fiel, Pavilhão 9, Camisa 12, etc por exemplo. Surgiram então os Corinthianos de Tchapa e Cruz, que simbolizam os corinthianos de Cuiabá, além do mascote Tuiuiú que representa o Pantanal Matogrossense. Tchapa e Cruz é uma expressão típica regional que designa o cuiabano autêntico, similar a expressão carioca da gema. Uma origem dessa expressão seria a interpretação popular do brasão, sendo chapa referência à parte metálica do brasão e cruz ao desenho provavelmente mais comum dele. Outra hipótese é a que chapa represente a certidão de nascimento e cruz a de óbito, simbolizando o nascimento em Cuiabá e o desejo de aqui morrer. Corinthianos de Tchapa e Cruz, nascemos Corinthianos e morreremos Corinthianos. Com presenças marcantes nos dias dos jogos do Todo Poderoso, nos bares da capital e confecção de camisetas personalizadas a ACTC-MT ficou famosa em todo nosso estado. Hoje nos reunimos no local adquirido para esse fim, “BAR DO CORINTHIANS”, localizado no Bairro Araés, na Rua Manoel Leopoldino nº 343, onde estamos presentes há quase três anos. A família se identif**a e se comunica através do Orkut, na comunidade Corinthians em Cuiabá que possui aproximadamente 3000 membros e através do endereço www.corinthiansmt.com.br
A ACTC/MT já cumpriu com parte do objetivo traçado no inicio da sua criação, pleiteadas pelos seus valorosos criadores, que é o local para as reuniões nos dias de jogos, e com isso, evitando as covardes violências acometidas por aqueles que não sabem o que é ter uma paixão pelo seu time de coração, mas acima de tudo fortalecendo a corrente positiva que emana dos nossos corações para erguer nossos bravos guerreiros nos dias de combates. Assim somos orgulhosamente a única torcida organizada de um time gigante do que possui uma sede própria aqui no estado. Mais do que isso estamos transformando a nossa sede em um bar temático que irá se tornar referencia nacional!! Temos várias ações com destaque durante este período de atuação da ATCT-MT como:
caravanas para final em 2005, jogos em campo grande e SP;
Fizemos grandes eventos nas Finais da Copa do Brasil de 2008 e 2009, com fechamento da rua em frente a nossa sede, com estrutura de telões, banheiros, segurança particular, espaço reservado para mulheres e crianças, etc., levando aproximadamente 2.000 pessoas em cada evento. Outdoor – Espalhamos 06 outdoors pela cidade de Cuiabá em maio de 2008, gerando repercussão no site oficial do Corinthians e no site do Terra. Amistoso do Corinthians em Cuiabá - Em outubro de 2008 no amistoso entre Mixto e Corinthians em Cuiabá a ACTC-MT esteve no hotel com os jogadores que tiraram fotos exibindo a nossa logo, foram presenteados com as camisas da ACTC-MT os jogadores Felipe e Lulinha. No estádio exibimos uma faixa de 40 metros o soltamos 5.000 balões, colorindo de preto e branco e abrilhantado a festa de toda população local. Compra e reforma do bar agora denominado "Vai Corinthians". Contudo, a principal luta de nossa associação é podermos viver entre amigos e família, tornando-se uma das maiores concentrações de corinthianos fora do estádio em dias de jogos. Temos ainda como sonho a construção de um clube e implantação de projetos sócias, voltados para crianças e idosos carentes além da criação de um bloco carnavalesco, para desfilar definitivamente o “colorido preto e branco” pelas ruas da nossa querida Cuiabá.