Breve História da Tertúlia O TOURIL
Fundado a partir de um grupo excursionista que habitualmente se reunia na antiga taberna vilafranquense “14 e 8”,
“O Touril” surge da necessidade de ter um local que permitisse as conversas e as reuniões de almoços, jantares e lanches. È desta forma, que os seus fundadores decidiram alugar o edifício n.º 7 da travessa da Lourença, o qual viria a sofrer fortes
intervenções estéticas. Os fundadores do “Touril” procuraram onsagrar no edifício um conjunto de simbolismos e expressões identitárias, numa clara simbiose entre a tauromaquia em geral e os seus particularismos ao nível local. A Fachada da tertúlia apresentava-se como uma réplica, quase perfeita, da entrada do touril da Praça de toiros Palha Blanco, sendo a sua porta de acesso, idêntica à que se situa no touril daquela praça vilafranquense. Os últimos anos na Travessa da Lourença foram marcados pelo renascimento das comemorações das festas da cidade. Tendo como ponto alto o Colete Encarnado. O que começou por ser um convívio envergonhado entre os velhos fundadores ainda vivos e alguns jovens amigos de seus familiares, tornou-se nos últimos tempos do “ O Touril “ um grande evento onde reunia velhos e novos que partilhavam a mesma “afición “ pela festa brava. Em poucos anos, os amigos trouxeram outros amigos e a Travessa da Lourença chegou a ter uma moldura humana que deixava os mais antigos cheios de orgulho e os mais novos felizes por estarem ali. Com a morte de dois dos três últimos fundadores, o fim da tertúlia era algo anunciado, mas da vontade de um grupo de pessoas em manter vivo um espaço no qual cresceram e viveram grandes momentos. “ O Touril” muda de espaço físico, mas mantêm viva a sua história e tradições. Nos últimos anos, com o esforço dos actuais sócios e com o apoio de todos aqueles que têm este espaço como referencia, “ O Touril “ renasceu sendo hoje uma tertúlia viva, que tenta recriar aquilo que outros, e em tempos bem diferentes, fizeram.
“ O Touril” tem como principais objectivos
- Manter viva uma tradição tão característica da cidade
- Abrir o espaço a todos aqueles que o queriam visitar
- Promover eventos que chamem os vilafranquenses e visitantes a viver a cidade e as suas tradições!!!